Se você procura um Ortopedista na Barra da Tijuca ou em algum dos bairros adjacentes veio ao lugar certo.

O Registro de Médicos reune um acervo de Ortopedistas na Barra da Tijuca próximos da sua residência ou trabalho, não esqueça de recomendar os médicos que oferecem já prestaram atendimento a você ou a um ente próximo na própria página do profissional em questão. Utilize a nossa busca avançada para selecionar o bairro e especialidade desejado.

Antigamente, o Ortopedista era focada no cuidado com crianças pequenas e jovens que apresentavam deformidades dos membros e problemas na coluna. Com o passar do tempo e evolução da medicina o Ortopedista passou a ser o profissional da medicina especializado no diagnóstico e tratamento de lesões e disfunções no sistema locomotor, ou seja, nos músculos e ossos das mãos, braços, pés, pernas, coluna, quadril, etc. É de responsabilidade desse profissional promover o tratamento e posterior reabilitação do sistema lesionado, além de zelar pelo bem-estar e pela prevenção de possíveis lesões de adultos ou crianças.

A Ortopedia está diretamente relacionada à Traumatologia que é a especialidade médica que lida com as lesões corporais resultantes de traumatismos do aparelho músculo-esquelético, focando-se porém em lesões ósseas e tendinosas da coluna, bacia, e membros superiores e inferiores, sendo que outros tipos de traumas deverão ser atendidos pela especialidade à qual relacionam-se.Logo RM Medicos na Barra da Tijuca

Outra área relacionada à Ortopedia que também nos chama a atenção é a área desportiva, pois o grande desenvolvimento de atividades físicas ocorrido no Brasil, vem acompanhado algumas vezes de lesões dos aparelhos locomotor e esquelético às pessoas praticantes de esportes e exercícios físicos. Os atletas em geral, hoje, já buscam o profissional da Medicina Esportiva  para tratarem de restauração de funções de segmentos comprometidos, fazendo com que o médico ortopedista procure um maior conhecimento nesta área.

Enquanto os ortopedistas estão familiarizados com os aspectos gerais do sistema músculo-esquelético, é possível o aperfeiçoamento em certas áreas de atuação como:

cirurgia de pé e tornozelo;

-cirurgia da mão;

-cirurgia do ombro e cotovelo;

-cirurgia de coluna;

-cirurgia do joelho;

-cirurgia do quadril.

O campo de atuação em áreas como pediatria, trauma, medicina desportiva e tumores também podem ser escolhidas.

Formação:

O ortopedista é um profissional altamente especializado com treinamento extensivo:

• seis anos na graduação médica com período integral (Medicina)

• três anos na residência médica com período integral (Ortopedia)

• 06 a 24  meses para subespecilização

Após esse treinamento é necessário obter uma licença com cadastro no conselho regional de medicina estadual e aprovação na avaliação oral e escrita realizada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) após o término da residência médica. Após o término da residência médica, ocorre a subespecialização em determinada área (ombro, joelho, quadril, pé e tornozelo, mão) e cadastramento posterior de acordo com os critérios delineados e pontuações específicas determinadas pela Sociedade responsável pela subespecialidade.