Durante uma quarentena é normal que a pessoa possa se sentir isolada, ansiosa e frustrada, principalmente se não tiver amigos ou família por perto, acabando por afetar sua saúde mental.
1. Crie rotinas
Criar uma rotina semelhante ao que se fazia antes, principalmente quando na quarentena é ainda preciso estudar ou trabalhar, é fundamental. Isso porque, pelo fato de se estar constantemente em casa, é comum que a pessoa acabe por não ter tanta vontade de realizar essas atividades.
2. Coloque seus planos no papel
É comum que existam planos e ideias que nunca saíram do pensamento e, por isso, a quarentena pode ser um bom momento para que esses planos sejam colocados no papel e, se possível, também sejam colocados em prática. Isso porque mesmo que a pessoa tenha que trabalhar durante o dia, não há tempo gasto em deslocamento, por exemplo, e esse tempo “extra” pode ser aproveitado para iniciar um novo projeto ou retomar um que esteja parado.
3. Experimente novas atividades
A quarentena também é um bom momento para experimentar atividades que sempre teve vontade de fazer mas que nunca tinha disponibilidade, como aprender uma língua nova, fazer um curso online, aprender um instrumento, escrever, pintar e fazer jardinagem, por exemplo.
4. Mantenha uma alimentação saudável
A alimentação saudável e equilibrada é fundamental na quarentena, pois ajuda a ter mais disposição para realizar as atividades do dia a dia e a fortalecer o sistema imunológico. Por isso, embora possa parecer mais fácil, é importante evitar comidas prontas e doces em excesso durante esse período, investindo em alimentos integrais e que ajudem a fortalecer a imunidade como salmão, sardinha, castanha, carne de vaca e de frango, sementes, espinafre e cenoura, por exemplo
5. Pratique exercício físico diariamente
A prática de atividade física é muito importante durante a quarentena, pois estimula a produção de serotonina, que é o hormônio responsável pela sensação de bem-estar, além de ajudar a combater pensamentos negativos sobre o período que se está vivendo, manter o corpo ativo, aumentar a disposição, diminuir o estresse e fortalecer o sistema imune.
6. Faça atividades relaxantes
Apesar da quarentena ser considerada um momento de isolamento e introspecção, é preciso também incluir no dia a dia atividades que ajudem a relaxar, principalmente se o trabalho que realiza está diretamente relacionado com informação. Por isso, é interessante no fim do dia praticar meditação ou ioga, por exemplo, para ajudar a relaxar e acalmar a mente
Fonte: www.tuasaude.com