Dra Milena Carvalho
Dra Milena Carvalho
Cirurgia Plástica

CRM DF : 18.504

RQE : 16.130

CLIQUE NOS ÍCONES PARA FAZER CONTATO

Informações da médica

Currículo :
– Médica graduada pela Universidade Católica de Brasília – UCB
– Formada em Cirurgia Geral pelo Hospital Universitário de Brasília – HUB/UNB e em Cirurgia Plástica pelo Hospital Daher Lago Sul – Brasília/DF
– Cirurgiã Plástica Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
– Tem experiência na área estética e reparadora

FAST TRACK RECOVERY

O que é Fast-Track Recovery ?

Fast-Track Recovery é uma técnica de cirurgia que permite a “recuperação rápida” – como a tradução da expressão diz, dando a opção de a paciente ser operada de manhã e ser liberada para ir para casa à noite.

Ela é utilizada em outros procedimentos cirúrgicos, mas tem sido, nos últimos anos, bastante empregada em próteses de silicone, auxiliando pacientes a terem uma recuperação mais rápida no pós-operatório.

Como funciona ?

A técnica cirúrgica é realizada com o controle do sangramento através da hemostasia prospectiva e, no ato cirúrgico, é realizada a confecção de um sutiã interno, através de um reforço infero-lateral, no qual a paciente apresentará as mamas com efeito de sutiã mesmo sem o uso deles. Nesta cirurgia, a utilização da anestesia também é realizada de uma forma diferente, sem que a paciente acorde com dores, causando menos traumas ao seu corpo.

A paciente pode ser liberada no mesmo dia da cirurgia de prótese de mama, após 4 a 5 horas.

Logo após a cirurgia, a paciente pode levantar os braços, amarrar seus cabelos, alimentar-se…
E já no dia seguinte, é possível retomar a maior parte dos afazeres do dia a dia, como dirigir, pegar peso de até 15 kg e até mesmo certos tipos de trabalho que não agreguem muito esforço físico ou nos quais seja possível realizar algumas pausas durante o dia.

Isto é possível porque, com o auxílio do Fast Track Recovery, o cirurgião plástico pode ajudar a paciente a realizar exercícios para orientar corretamente a movimentação dos braços, ainda no hospital.

O protocolo Fast Track Recovery traz, entre outras coisas: diminuição dos medicamentos oferecidos à paciente; preparação com orientações específicas; escolha do tamanho do implante com base nas medidas do corpo e dos tecidos da paciente; e utilização de material cirúrgico mais preciso.

Ressalvas

Há alguns cuidados diante desta técnica, embora ela facilite o pós-operatório de uma forma mais rápida; é importante lembrar:

– A paciente deve continuar realizando exercícios de movimentação diariamente;
– Retomar a rotina de trabalho aos poucos – estimativa de 3 dias depois da cirurgia;
– Não se expor ao sol para realizar suas atividades por um período de 30 dias.

Para realizar esta técnica na cirurgia de prótese de mama, é preciso, antes da cirurgia, que o cirurgião plástico aponte se haverá benefícios do uso da técnica no pós-operatório da paciente, ou se não haverá diferenças em relação ao período de repouso comum. Tudo dependerá do estado de saúde e do estilo de vida da paciente.

A técnica do Fast Track Recovery, da qual a grande maioria pode se beneficiar, facilita muito a vida dessas mulheres que tem o sonho de colocar as próteses de silicone, mas não podem ficar muito tempo longe da rotina, especialmente profissional”, explica a cirurgiã plástica Milena Carvalho.

Galeria de Fotos

Escute meus podcasts no Café com Médico no Spotify

Texto.

Localização

Endereço : SHIS QI 9 Conjunto J Sala 202 Clínica Lapidat
Localidade : Lago Sul – Brasília – DF
Telefones : (61) 3053-0053 / (61) 99458-4343

Dra Milena Carvalho