Dr Harleson Vieira Ortopedista na Barra da Tijuca

Ortopedista na Barra da Tijuca

CRM : 52.65807-3

Currículo :

– Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

– Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Esporte (SBRATE)

– Membro da Sociedade Brasileira de Traumato Ortopedia (SBTO)

– Membro SLARD

Áreas de atuação

– Cirurgias Ortopédicas

– Traumatologia Esportiva

– Artroscopia do Joelho

– Reconstrução Ligamentar

Médico

Endereço : Avenida das Américas, 3301 – Bloco 1 – Sala 214 – Barra Business Center
Bairro : Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ
Telefone : (21) 97042-2281 (WhatsApp)

A ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, enfim, elementos relacionados ao aparelho locomotor. A traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético.

No Brasil as especialidades são unificadas, recebendo o nome de “Ortopedia e Traumatologia” e também a especialidade da odontologia intitulada cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial que, por sua vez, cuida do complexo bucomaxilofacial, propriamente dito. Na Fisioterapia a área de fisioterapia ortopédica é a que cuida da avaliação e tratamento das disfunções envolvendo o sistema músculo-esquelético.

O joelho é uma articulação do corpo humano, formada pela extremidade distral do fêmur, pela extremidade proximal da tíbia e pela patela (rótula).

O joelho ainda possui ligamentos que estabilizam a articulação, auxiliados pelos meniscos (interno ou medial e externo ou lateral), que estabilizam o joelho, e amortecem os impactos sobre as cartilagens.

A chave para uma articulação de joelho saudável é a estabilidade da articulação.

A configuração óssea, os meniscos, os ligamentos, a cápsula e os músculos que cercam a articulação do joelho produzem a sua estabilidade.

Os ligamentos são os estabilizadores primários para a translação anterior e posterior, angulação e para a rotação interna e externa da articulação do joelho.

O ligamento cruzado anterior é a restrição predominante ao deslocamento tibial anterior, pois aceita 75% da força em extensão completa e um adicional de 10% (até 90.º) de flexão do joelho.

Com esses dados, fica evidente que o ligamento cruzamento anterior é o mais exigido no dia a dia de uma pessoa saudável, que pratica esporte por lazer ou profissão.