Informações do médico
Dr Felipe Pinto
Neurocirurgião
CRM : 35573
RQE : 34833
Galeria de Fotos
Localização
Rua Benjamin Constant, 852 – Sala 301 – Central Office
Bairro : Centro – Lajeado – RS
Dr Felipe Pinto Cirurgia do crânio em Lajeado
Dr Felipe Pinto
O neurocirurgião é o médico especializado em cirurgias do sistema nervoso central e periférico, incluindo intervenções no cérebro, coluna e nervos. Sua função principal é tratar, de forma cirúrgica, as estruturas nervosas, enquanto o neurologista se concentra em diagnósticos e tratamentos não cirúrgicos. Ambos conhecem as funções neurológicas do cérebro à medula, nervos e músculos, mas apenas o neurocirurgião está qualificado para decidir e realizar cirurgias na coluna.
Sintomas de doenças neurológicas
Muitas vezes, sinais de problemas neurológicos são ignorados ou tratados com métodos convencionais, mas sintomas como dores de cabeça, dor na coluna, formigamento, dormência, confusão mental, perda de memória, distúrbios do sono e fraqueza muscular podem indicar a necessidade de uma avaliação médica precoce para evitar intervenções cirúrgicas.
Dor de cabeça, especialmente quando persiste por mais de 24 horas, requer atenção médica. Se for crônica ou acompanhada por vômito, problemas de visão ou agravada por esforço físico, é recomendada a consulta com um especialista.
Formigamento e dormência nos membros superiores ou inferiores, sem uma causa aparente, também podem ser sinais de alerta, principalmente se acompanhados de outros sintomas neurológicos, como vertigem ou problemas de fala e visão, que podem indicar AVC ou compressões nervosas na coluna.
Dor na coluna é comum e normalmente tratada com anti-inflamatórios e fisioterapia, mas pode exigir a intervenção de um neurologista ou neurocirurgião em casos de compressão nervosa.
Especialidade do neurocirurgião
O neurocirurgião realiza cirurgias no sistema nervoso central e periférico, abrangendo o cérebro, coluna e nervos. Sua formação inclui seis anos de medicina e mais cinco anos de especialização em neurocirurgia. O profissional pode realizar cirurgias cranianas, espinhais e em nervos periféricos, com a opção de se subespecializar em áreas específicas.