Dr Denys Aragão Cirurgia de LCA em Brasília

Dr Denys Aragão

CRM DF : 13779

TEOT : 10970

Ortopedista

Currículo :

O Dr. Denys C. Aragão de Morias possui graduação em Medicina pela UCEBOL/UERJ em 2004. Fez a especialização (Residência Médica) em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Base do Distrito Federal em 2005. Tornou-se especialista em cirurgia do joelho em 2009, pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Universidade de São Paulo IOT – USP e Instituto Cezar Kawano – CENKA.

É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, International Affiliate Member of the American Academy of Orthopaedic Surgeons, International Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopedic Sports Medicine (ISAKOS).

Atualmente é preceptor da residência Médica em Cirurgia do Joelho do Instituto de Pesquisa e Ensino do Hospital HOME / Centro Médico de Excelência da FIFA – IPE/HOME e médico da Clínica Artrhos Ortopedia. Possui experiência na área de Medicina, com ênfase em Ortopedia, Traumatologia e Cirurgia do Joelho.

Médico

Endereço  : SGAS 610 – Via L2 Sul – Bloco 1 – Sala 16 – Subsolo – Centro Médico Lúcio Costa
Localidade : Asa Sul – Brasília – DF
Telefones : (61) 3553-0063 / (61) 3553-0065

Sites : www.arthrosortopedia.com.br

http://www.denysaragao.com.br

Introdução

O ligamento cruzado anterior é um dos principais ligamentos estabilizadores no joelho. É uma estrutura forte, como uma corda localizada no centro do joelho que conecta o fêmur e tíbia.

Quando este ligamento rompe, infelizmente, ele não cicatriza e muitas vezes leva à sensação de instabilidade no joelho.

A reconstrução do LCA é um procedimento cirúrgico comumente realizado e com os avanços recentes na cirurgia artroscópica (por vídeo) hoje pode ser realizada com incisões pequenas e baixas taxas de complicações.

Função

Como o principal ligamento estabilizador do joelho, o LCA evita que a tíbia (osso da canela) se mova anormalmente no fêmur (osso da coxa). Quando este movimento anormal ocorre, ele é referido como instabilidade ou falseio.

Muitas vezes, outras estruturas, como o menisco, a cartilagem articular (revestimento da articulação) ou outros ligamentos, podem ser danificadas ao mesmo tempo que a LCA e podem precisar ser tratadas no momento da cirurgia.

 

História de Lesão

A maioria das lesões ocorrem no  esportes  envolvendo uma torsao  do joelho geralmente com movimento de desaceleração do corpo e giro sobre o joelho.

Pode ocorrer com uma mudança súbita de direção, um golpe direto.

Muitas vezes há um estalo quando o ligamento rompe.

O inchaço geralmente ocorre após a rotura.

É raro ser capaz de continuar a praticar esportes com a lesão inicial.

Uma vez estabelecida a lesão inicial, o principal sintoma é instabilidade ou falseio do joelho. Isso geralmente ocorre com atividades que esportivas, mas pode ocorrer em simples caminhada ou outras atividades da vida diária.

 

Diagnóstico

 

O diagnóstico de rotura  do LCA pode muitas vezes ser feito apenas na história.

O exame revela instabilidade do joelho.

Uma ressonância magnética (MRI) pode ser útil se houver dúvida quanto ao diagnóstico ou para procurar danos em outras estruturas dentro do joelho.

Às vezes, o diagnóstico final só pode ser feito sob anestesia ou com uma artroscopia.

 

Tratamento

Inicial

Repouso

Gelo

Elevação

Fisioterapia

Nem todo mundo precisa de cirurgia. Algumas pessoas podem compensar o ligamento lesionado com exercícios de fortalecimento .

Pode ser aconselhado que você desista de esportes envolvendo atividades de torção se você tiver uma lesão de LCA.

Episódios de instabilidade podem causar mais danos a estruturas importantes dentro do joelho que podem resultar em artrite precoce

 

Indicações para cirurgia

 

Pacientes jovens que desejam manter um estilo de vida ativo.

Esportes envolvendo atividades de torção (por exemplo, futebol, basquete, voley, lutas)

Falseios do joelho com atividades da vida diária

Pessoas com ocupações perigosas (por exemplo, policiais, bombeiros)

É aconselhável ter fisioterapia antes da cirurgia para recuperar a amplitude de movimento e para fortalecer os músculos, tanto quanto possível.

 

Cirurgia

 

As técnicas cirúrgicas melhoraram significativamente na última década. As complicações foram reduzidas e a recuperação é muito mais rápida do que no passado.

A cirurgia é realizada artroscopicamente. O ligamento rompido é removido e, em seguida, os túneis são perfurados no osso para receber o novo enxerto. Este enxerto, que substitui o ACL antigo, é retirado do tendão do tendão ou dos flexores. Há vantagens e desvantagens de cada um com a decisão final baseada na preferência do cirurgião.

Após o enxerto servpassado através do túnel, o novo tendão é fixado no osso com vários dispositivos para mantê-lo no lugar enquanto o ligamento cicatriza no osso (geralmente 6 meses).

O resto do joelho pode ser claramente visualizado ao mesmo tempo, e qualquer outro dano pode ser adequadamente tratado (por exemplo, lesões meniscais).

A ferida é então fechada, muitas vezes com um dreno, e um curativo é aplicado.

 

Pós operatório

 

A cirurgia é realizada em um dia e no dia seguinte recebe alta , com os medicamentos para dor.

Qualquer dreno será removido do joelho.

Antes da alta hospitalar você será visitado por um fisioterapeuta que vai lhe ensinar a usar muletas e mostrar-lhe alguns exercícios simples para fazer em casa.

Serão colocados curativos à prova de água no seu joelho que não deverão ser removidos  até a sua visita pós-operatória em 7 dias.

Você pode colocar todo o seu peso em sua perna operada.

Evitar anti-inflamatórios ou aspirina por mais que 7 dias.

Coloque gelo no joelho durante 20 minutos de cada vez, com a maior freqüência possível nos primeiros dias.

Revisão pós-operatório geralmente será em 7-10 dias.

Fisioterapia pode começar após alguns dias ou pode ser organizado em sua primeira visita pós-operatória.

Se você tiver alguma vermelhidão em torno da ferida ou aumento da dor no joelho ou você tiver um aumento da temperatura ou se sentir mal, você deve contactar o seu cirurgião o mais rapidamente possível.

Reabilitação

A fisioterapia é parte integrante do tratamento e recomenda-se iniciar o mais cedo possível. Fisioterapia pré-operatória é útil para preparar melhor o joelho para a cirurgia. O objetivo inicial é recuperar a amplitude de movimento, reduzir o inchaço e alcançar o peso total.

A reabilitação remanescente será supervisionada por um fisioterapeuta e envolverá atividades como andar de bicicleta, natação, exercícios proprioceptivos e fortalecimento muscular.