Dr Cleiton Naves Dor Lombar em Botafogo
Dr Cleiton Naves
CRM : 52.92995-6
SBOT : 14.104
Cirurgião de Coluna
Currículo :
– Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO)
– Residência médica em Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia da coluna vertebral no Instituto Nacional de Ortopedia e Traumatologia (INTO)
– Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
– Mestrando em patologia do tecido músculo esquelético (INTO/UFRJ)
– Membro da NASS (American Spine Society)
– Membro Titular Efetivo da Sociedade Brasileira de Coluna – SBC
Médico
Endereço : Rua General Goes Monteiro, 76 – Clínica Orto Rio
Bairro : Botafogo – Rio de Janeiro – RJ
Telefones : (21) 2275-1486 / (21) 99431-6389
Site : http://cleitonnaves.com.br/
Dr Cleiton Naves Dor Lombar em Botafogo
O que é?
A lombalgia pode ser definida como uma dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. É também conhecida como “lumbago”, “dor nas costas”, “dor nos rins” ou “dor nos quartos”.
A dor pode se estender para a região das nádegas, face posterior das coxas mas não muito além do joelho, sem comprometer um trajeto de nervo específico.
Um por cento dos pacientes com lombalgia aguda tem ciática, que é definida como dor irradiada para o território de uma raiz nervosa lombar, frequentemente acompanhada de sintomas como dificuldade para andar e formigamento.
Causas
Frequentemente, o problema é postural, isto é, causado por uma má posição para sentar, se deitar, se abaixar no chão ou carregar algum objeto pesado. Outras vezes, a lombalgia pode ser causada por inflamação, infecção, hérnia de disco, escorregamento de vértebra, artrose (processo degenerativo de uma articulação) e até problemas emocionais.
Tratamento
Embora a lombalgia aguda melhore espontaneamente ao longo do tempo, uma variedade de intervenções terapêuticas estão disponíveis, tais como: analgésicos, anti-inflamatórios, corticoides e relaxantes musculares. O principal objetivo do tratamento da dor lombar aguda é aliviar a dor, melhorar a habilidade funcional e prevenir recorrência e cronicidade. As recomendações sumárias para o tratamento da dor lombar aguda segundo o guia de conduta europeu são: Atividades passivas como massagem; Ultra-som; Eletroterapia; Termoterapia; Eletromiografia estimulação nervosa elétrica transcutânea (TENS); Laser; Tração; Assim como programas multidisciplinares e terapia cognitiva comportamental devem ser evitadas para tratamento da lombalgia aguda, pois poderiam aumentar o risco de indisposição do paciente e cronicidade da doença.