Resultado de um esforço conjunto de nutricionistas e profissionais de tecnologia e design,
em um movimento pelo bem comer, a ferramenta digital Nutricuca usa metodologia
de microlearning para ajudar as pessoas a se alimentarem melhor

A partir de agora, qualquer pessoa que tenha acesso a um smartphone ou a um computador pode contar com as orientações de nutrição da Nutricuca. A plataforma digital interativa é totalmente gratuita e funciona como uma espécie de nutricionista virtual, avaliando os hábitos do usuário e fornecendo informações que o ajudam a melhorar a alimentação. Idealizada por um grupo de nutricionistas e profissionais de tecnologia e design — a “inteligência coletiva”, como o grupo gosta de se autodenominar —, Nutricuca teve seu lançamento (inicialmente previsto para julho) antecipado, para atender as pessoas neste período de confinamento, quando houve uma piora na qualidade da alimentação dos brasileiros.

Coletivo de profissionais lança plataforma gratuita com informações personalizadas de nutrição para ajudar brasileiros na quarentena
A pesquisa Tracking Covid-19, Alimentação e Bem-estar — realizada pela RGNutri em parceria com a Tech.Fit — é um dos termômetros. Em um universo de 494 pessoas, de todas as regiões do Brasil, entre homens e mulheres de 18 a 65 anos, 43% dizem que a qualidade da sua alimentação piorou. Por meio de questionários eletrônicos, aplicados entre os dias 1 e 7 de abril, 34% responderam que estão se alimentando pior, e 9% qualificaram sua alimentação como “muito pior”. Além disso, 66% disseram que todas as suas refeições estão sendo preparadas em casa.

“O objetivo é aumentar a consciência alimentar dos brasileiros, especialmente agora, quando estamos todos tão isolados”, afirma Fernando “Tchê” Gouvêa, membro desse movimento que promove a boa alimentação e sócio-fundador da Joco, empresa desenvolvedora de trabalhos de microlearning, responsável pela criação da Nutricuca.

A plataforma usa essa metodologia de microlearning. Por meio de jornadas lúdicas, personalizadas e interativas, com duração de cerca de 5 minutos, a ferramenta faz uma anamnese dos hábitos alimentares do usuário e, a partir daí, interage com ele para fornecer as melhores informações nutricionais. Neste período de isolamento domiciliar, as 3 primeiras jornadas incluem, entre outras coisas, testes de conhecimento sobre alimentos que reforçam o sistema imunológico, erros e acertos cometidos na rotina de confinamento, além de dicas sobre o assunto.

Profissional da área de Produtos Digitais, Tchê idealizou o projeto em parceria com a esposa, a nutricionista Maria Eduarda Guaraná, e demais profissionais da área, que também fazem parte do coletivo. “Queremos mostrar como os alimentos podem ser nossos aliados, mais ainda na quarentena”, afirma Maria Eduarda.

O conteúdo da Nutricuca será ampliado semanalmente, sempre abordando um novo tema alimentar. “Usamos técnicas do universo de games e inteligência artificial para tornar toda essa experiência bem interativa”, comenta Tchê. Além de testar o conhecimento das pessoas e fornecer informações respaldadas por especialistas, Nutricuca vai gerar métricas a partir da interação com os usuários. “Será possível conhecer detalhes, como o nível de consciência do brasileiro sobre alimentação, o grau de preocupação com o assunto, a principal dificuldade para se alimentar bem e, até mesmo, o prato predileto durante o confinamento”, conclui.

Para as pessoas que se interessarem em mergulhar mais no mundo da alimentação, o projeto indica conteúdos complementares, com links e vídeos. Além disso, há informações de instituições sociais ligadas à alimentação para aqueles que queiram contribuir, como o Saúde Criança.