Dr Mauro Alexandre Picao Correa Cirurgião Vascular no Leblon

CRM : 52.73541-8

Angiologia
Cirurgia Vascular
Cirurgia Endovascular

Currículo :

– Residência completa em Cirurgia Geral : Hospital Municipal de Ipanema RJ concluída em fevereiro 2005

– Residência completa em Angiologia e Cirurgia Vascular no Hospital dos Servidores do Estado RJ concluída em fevereiro de 2007

– Residência completa em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular no Hospital dos Servidores do Estado RJ concluída em fevereiro de 2008

– Título de especialista em Cirurgia Vascular pela SBACV em 2007

– Título de especialista em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular pela SBACV em 2008

– Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular

– Treinamento em Eco-color-Doppler no serviço do Lab. Ecodoppler- Casa de Saúde Santa Therezinha-Panamericano

– Estágio no serviço de Cirurgia Vascular do Maimonaides Medical Center (4802 Tenth Avenue Brooklyn, NY 11219 -USA) com Dr. Enrico Ascher por um periodo de 30 dias em regime de tempo integral e dedicação exclusiva em Junho de 2008

– Médico Staff Concursado do serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do Hospital Federal da Lagoa

 

Endereço : Rua Carlos Góis, 375 – Sala 102 – Leblon Medical Center
Bairro : Leblon – Rio de Janeiro – RJ
Telefone : (21) 2294-9966 / (21) 99655-6372

Dr Mauro Alexandre Picao Correa Cirurgião Vascular no Leblon

O que é?

Cirurgia vascular é a especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos.

Atua junto à Angiologia, especialidade responsável pelo estudo clínico dessas doenças.

A angiologia encarrega-se do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças vasculares.

O tratamento clínico consiste em ações para promoção, prevenção, recuperação da saúde através de alterações dos hábitos de vida, medicamentos e exercícios físicos usualmente.

Dr Mauro Alexandre Picao Correa Cirurgião Vascular no LeblonA cirurgia vascular atua no diagnóstico, estudo e tratamento cirúrgico das enfermidades dos vasos.

O tratamento cirúrgico pode ser da forma convencional – cirurgia através de incisões – ou por dentro dos vasos cirurgia endovascular.

Até o ano de 2006 no Brasil as duas abordagens, clínica e cirúrgicas, eram realizadas por uma especialidade unificada que levava o nome de “Angiologia e Cirurgia Vascular” .

Entretanto, após várias discussões com sociedades de especialidades médicas foi separada em duas especilidades distintas, através da resolução CFM Nº 1.763/05.

Em Portugal, o internato de Angiologia e Cirurgia Vascular compreende 72 meses de prática clínica e cirúrgica com avaliação final (teórica, prática e curricular).

Entre as doenças vasculares passíveis de tratamento cirúrgico pode-se citar:

Oclusões arteriais – Causadas geralmente por trombos ou placas ateromatosas
Aneurismas – Dilatações arteriais
Varizes – Dilatações venosas
Anastomoses de artérias e veias – Para tratamento dos traumas vasculares.

Também a confecção de fístula artério-venosa para realização de hemodiálise em pacientes portadores de insuficiência renal crônica em geral é conduzida por cirurgião vascular.

O sistema vascular é uma peça-chave do funcionamento do corpo humano. Por isso a importância de uma especialidade médica como a angiologia.

Ela é uma área da medicina responsável por estudar e tratar patologias do sistema circulatório, ou seja, que afetam artérias, veias e vasos linfáticos, que são aqueles que transportam a linfa, líquido incolor com características parecidas com o sangue.

Existem diversas formas de tratamento propostos pela angiologia, todos eles clínicos. São indicados remédios, dietas e atividades físicas, além da utilização de meias compressivas.